Quem somos
Instalações
Educação Infantil
Ensino Fundamental I
Ensino Fundamental II
Ensino Médio
Calendário Escolar
Revista do Vestibular
Localização
Fale Conosco

PROFESSORA DO MENDEL É SELECIONADA PARA PARTICIPAR DA ESCOLA DE FÍSICA DO CERN


   Nossa professora de física Talita de Almeida Sandoval está no grupo de trinta professores brasileiros selecionados para participar da “Escola de Física CERN” em Portugal e na Suíça, no período de 29 de agosto a 07 de setembro de 2013.

   O CERN (Conseil Européen pour la Recherche Nucléaire) é o maior laboratório de física de partículas do mundo e está localizado na região noroeste de Genebra, onde está instalado o Grande Colisor de Prótons “Large Hadron Collider” (LHC) que possui 27 km de circunferência. No ano passado este equipamento possibilitou a detecção do Bóson de Higgs, partícula elementar procurada a mais de 40 anos.

   Cenário do filme “Anjos e Demônios” de Dan Brown (2009), o CERN quer mostrar ao mundo que não trabalha com ficção científica e que a ciência está em constante desenvolvimento. Isso significa que há muita pesquisa pela frente e, para isso, precisa de gente. Com este objetivo, o programa é mantido com cursos e visitas de professores às suas instalações e laboratórios, afim de que compartilhem os conhecimentos adquiridos com seus alunos e despertem o interesse deles pela carreira científica.

   Inicialmente este programa era destinado exclusivamente a professores de países europeus, porém através de negociações do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) e da Sociedade Brasileira de Física (SBF) e com financiamento da CAPES, foi aberta a possibilidade de participação de professores de países de língua portuguesa, como brasileiros e africanos, como uma ampliação da cooperação do CERN com Portugal.

   A Prof. Talita ficará ligada ao programa por um ano e convida pais, alunos e ex-alunos a curtirem a página que ela criou no FaceBook com o título “Por dentro do CERN” (www.facebook.com/insidecern) onde postará as atividades durante a visita e divulgará futuros eventos no decorrer do projeto.


Veja matéria publicada na edição de agosto na Revista do Tatuapé:
http://virtual.revistadotatuape.com.br/revistavirtual/rt84/index.html#/18/

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

 

 

 

 
Colégio Agostiniano Mendel - 2009® - Todos os direitos reservados